terça-feira, 11 de junho de 2013

Não percam!

Se você não teve a oportunidade de assistir ao experiente ator Cacá Carvalho, sob direção de Roberto Bacci, no Espaço Sesc em Abril, com o incrível resultado de vinte anos de estudos a respeito desse universo pirandelliano, não percam essa curtíssima temporada da Trilogia Pirandello em Junho.



Agora no Teatro Glaucio Gil em Copacabana, a triologia será apresentada da mesma maneira, divida durante os dias da semana porém com uma novidade, mais dias de apresentações. Veja:

Às quartas e quintas, Cacá Carvalho apresenta O Homem com a Flor na Boca, uma história que nasce a partir de um texto teatral. Um homem consciente da finitude das coisas e da vida, fala sobre todos os particulares aparentemente comuns que compõem a existência, revelando a grandeza das coisas, a banalidade como são tratadas e a monotonia que torna a vida sem sabor.  O gosto estranho do dia a dia preso no fundo da garganta. 

Às sextas e sábados o público se delicia com A Poltrona Escura, resultado de um estudo das novelas  Os pés na grama, O carrinho de mão e O sopro, dos livros  Berecche e la Guerra e Candelora. No espetáculo, a história de três homens irreverentes, poéticos e cheios de uma cruel consciência da nossa finitude. Segundo o diretor Roberto Bacci, “a peça mostra como é inquietante o olhar divertido, lúcido e cruel de Pirandello sobre a condição humana.” A capacidade do Pirandello de suscitar diferentes sensações é um dos trunfos de sua obra. "Além de tocar em temas muito profundos, ele reveste essa profundida com uma dose de humor, de irona, que faz com o espetáculo e o trabalho dele sejam muito palatáveis", diz Cacá. Em 2004,  A Poltrona Escura foi considerado pela Associação Paulista de Críticos de Artes um dos cinco melhores do ano e rendeu o Prêmio Shell ao seu intérprete.

Para finalizar a viagem à Trilogia de Pirandello, aos domingos e segundas, Cacá mergulha no universo dos romances .umnenhumcemmil vem do romance homônimo, último escrito por Pirandello. Nele vemos Gengé, que depois de um pueril comentário de sua mulher descobre-se um outro e decide cancelar sua identidade, família e cultura e tornar-se nenhum, um nenhum.

Com a apresentação dos três espetáculos, o espectador faz um mergulho na alma humana e nos questionamentos do homem contemporâneo tão bem traduzidos na obra de Luigi Pirandello, além de poder testemunhar o ator Cacá Carvalho em profunda sintonia com o autor. A trilogia não é somente o raro percurso de um ator, mas da mesma equipe criativa (diretor, cenógrafo, dramaturgo, iluminador)  que reafirmam o valor do trabalho de uma equipe constante.

Mais informações em: http://www.cultura.rj.gov.br/evento/trilogia-pirandello